Como incrementar a sua presença visual em ambiente virtual?
Parece que, neste “novo normal” ao qual todos nos estamos a adaptar, as reuniões em ambiente virtual vieram, claramente, para ficar, tendo constituído uma relativa novidade para uns, ou apenas uma consolidação para outros.
Partilho algumas dicas para que possamos transmitir uma imagem positiva e profissional, também neste contexto:
1. Cuide, ou continue a cuidar, com especial atenção, da sua aparência. Atente ao que veste, particularmente ao que se vê junto ao rosto (o impacto das cores e padrões intensifica-se com a câmara), mas também da face (importantíssima a maquilhagem feminina, discreta, traduzindo uma apresentação profissional) e do cabelo. É fundamental que não nos deixemos tomar pelo “modo casa” em detrimento “do “modo trabalho”. Consideremos que estamos, de facto, a trabalhar.
2. Pode suceder não termos total noção do “cenário” onde estamos inseridos, até o vermos através de um ecrã (sugere-se testar previamente, fotografando e analisando, por exemplo). Recomenda-se um espaço neutro (sala, escritório) e não zonas consideradas mais reservadas (quarto, cozinha), bem como uma apresentação impecável em termos de arrumação/organização/limpeza. A questão da luz é muito relevante, pelos reflexos. Atente-se a este aspeto, principalmente, quando se está a interagir com pessoas menos próximas ou mais formais, das quais se deve/pretende resguardar a intimidade doméstica.
3. Garanta que, se cair na tentação de fotografar o ecrã para divulgar a imagem nas redes sociais, exemplificando as novas formas de trabalho, obteve previamente o acordo das pessoas cuja imagem divulga.
4. Tal como para uma reunião presencial a pontualidade é fundamental, certifique-se igualmente que não se atrasa para uma reunião virtual, o que pode implicar conectar-se uns momentos antes de modo a poder verificar que tudo está operacional, partindo do princípio que já domina a plataforma.
5. Expresse-se verbalmente com clareza e num tom de voz adequado, não interrompendo os outros participantes, algo que, sobretudo nas plataformas digitais, resulta em perdas de tempo e cortes na fluidez da comunicação.
6. Garanta, tanto quanto possível, que não é interrompido e minimize todos os ruídos de fundo.
7. Desenvolva e consolide rotinas de trabalho (local, horários, etc.). Mantenha junto de si todos os documentos/objetos que possa necessitar, sempre com o propósito de maximizar a eficácia da interação.
8. Não coma e beba (além de água/café/chá) no decorrer de uma reunião.
Mantenhamo-nos saudáveis e produtivos!
Cristina Fernandes